segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Desafio XV: The Final Challenge



Imagem: o lendário Daniel Larusso, em Karate Kid III - O desafio final (1989)


Atenção, EPIUQE LUZA, SIMPSONS E PEDRO ALVIM E OS ESQUILOS: CHEGOU A HORA DA VERDADE!

Até aqui, foi só aquecimento. Na última semana do Gincanão (que se encerrará com o ultra fantástico LIBERTE-SE - Acamps de adolescentes), nossos desafios blogados chegam ao momento de separar os homens dos meninos, as senhoritas das garotinhas.

E, para isso, vocês são desafiados a irem além e a buscarem inspiração, sabedoria e conhecimento. É a chance da consagração. É a hora de correr pro abraço, estufar o peito e comemorar o golaço!! Então, respirem fundo e dêem uma olhada no que os aguarda:

O GINCANÃO exige, demanda, requer, pede, depreca e solicita o seguinte: até as 22hs de quinta-feira, dia 03/09/09, cada equipe terá de postar no blog um texto de no mínimo 25 e no máximo 40 linhas (digitadas no Word, com espaçamento 1,5 e fonte times new roman 12), com o tema LIBERTE-SE. A abordagem desse tema é livre, mas é necessário fundamentar a partir da Bíblia. A modalidade textual também é livre, respeitando-se os limites mínimo e máximo de linhas. O melhor texto será publicado no Blog da Juventude, no Blog Papo Cristão e lido no Acamps LIBERTE-SE e valerá 60 pts para o GINCANÃO (lembrando que cada desafio, até agora, valeu 10 pts.). Lembrem que não faz diferença, neste último desafio, a ordem de postagem. Vencerá a equipe que produzir o melhor texto, independentemente da ordem em que for postado. Serão avaliados os seguintes critérios:

1. Coerência com a Bíblia

2. Criatividade

3. Relevância da mensagem para a vida

4. Correção gramatical

Escrevam o texto no Word, seguindo as regras acima, e colem no comentário a este post no blog.

Qualquer dúvida, postem aqui também, mas leiam com atenção as instruções antes de perguntar alguma coisa!

Que Deus os abençoe e mãos à obra!!

11 comentários:

Unknown disse...

po, quando minha irma num ta em casa nao e de quem responde primeiro?!!!!

Pedro disse...

ahahahhaha

Marcus Alvim disse...

DESAFIO FINAL – GINCANÃO
EPIUQE LUZA


Formulário de desligamento

Motivo do desligamento: Decidi mudar de área e me foi oferecido um novo emprego. Gostaria de aproveitar a oportunidade para, oficialmente, agradecer o tempo em que aqui estive, pois, certamente, aprendi muito. Mergulhei de corpo e alma nos enfrentamentos de cada dia. Aos poucos, porém, algo começou a me incomodar, e desfruto deste espaço também para compartilhar isso com os colegas, talvez como uma última colaboração.
Sempre entendi que meu serviço não seria um mar de flores. Afinal, o trabalho era árduo e penoso. Era necessário um sacrifício diário, às vezes dolorido até mesmo fisicamente, para chegar ao glorioso resultado. Ver a missão cumprida e meus superiores olhando para mim com olhar de orgulho fazia tudo valer a pena, até mesmo aquele horror que algumas pessoas sentiam de mim. Sempre valeu. Até que um dia, eu resolvi prestar atenção ao meu redor. Vi pessoas sofrendo, fragilizadas. Se elas mereciam? Posso dizer que a maioria sim. Contudo, por algum motivo, me senti culpada pelo sofrimento delas naquele momento.
“Mas que besteira! Só estou fazendo meu trabalho”, pensei, mas a inquietação não saía de minha mente. De qualquer forma, continuei com minha eficiência nata. “Viva o profissionalismo!”, exclamava para mim mesma, tentando me convencer a continuar ensinando aquilo que eu acreditava que os outros deveriam aprender. Fui levando esse conflito interno por algum tempo, até que minha serventia começou a correr sério risco por uma decisão absurda do governo (sabe uma daquelas leis aparentemente moralizantes, mas que no final só beneficia a poucos?). Eu estava revoltada com a vida, reivindicando para as paredes. Foi quando um homem baixinho entrou no meu serviço com um livro grosso na mão e começou, de repente, a contar uma história.
Não entendi muito bem o que acontecia e tudo que ele disse, mas me lembro que, em um momento, ele contou que um homem chamado Paulo gostava de escrever cartas identificando-se como prisioneiro de Cristo. Aquilo me marcou por alguma razão. Fiquei confusa, não fazia o menor sentido para mim. Sempre ouvi dizer que Jesus era liberdade, alegria, paz e todas essas coisas bonitas. Fiquei intrigada e resolvi descobrir como era a prisão do tal Paulo. Puxei o baixinho na saída e o fiz explicar. Bom, foi ali que tudo mudou.
Posso estar sendo radical, mas a verdade é que, desde então, não pude mais aceitar a ideia de simplesmente impor a alguém o que eu pensava e não ajudá-lo a mudar de vida. Sei que meu emprego não era necessariamente errado, mas eu senti que podia fazer mais. Muitas vezes eu pensava que aquelas pessoas não fossem dignas de uma segunda chance, mas então vi que eu também não era e, mesmo assim, eu estava tendo a oportunidade de mudar. Resolvi aceitar o novo cargo: contar meu testemunho e ensinar as pessoas a serem presas à liberdade de Cristo. Contraditório? Para mim não é mais. Fui convidada a prender homens para o Senhor.
Abraços,
Algema

Gui Gontijo disse...

Nunca mais administradores


“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos subme-tais, de novo, a jugo de escravidão”
Gálatas 5:1


Curioso isso. Por meio da carta de Paulo aos gálatas, o Senhor nos exorta a não optarmos pela escravidão. Em outras palavras, a não nos sujeitarmos novamente e es-pontaneamente à condição de escravos. No entanto, para que isso seja possível, como afirma claramente e enfaticamente o versículo, tão-somente se estivermos firmes Na-quele que nos libertou. E isto somente depois de haver nos libertado.
Acompanhe-me neste raciocínio: Em contrapartida, já percebeu que em todo o Novo Testamento nós somos apresentados ao leitor como escravos? Ora escravos do pecado por sermos naturalmente inclinados a cometê-lo (João 8: 34), ora escravos (ser-vos) de Cristo e submissos à Sua vontade (Efésios 6: 6). A diferença é que em Efésios 6: 6 somos servos “de coração” e em João 8: 34, escravos como condição inerente e inevitável.
Todos sabemos dessas maravilhosas e refrescantes verdades de que Jesus nos liberta e nos dá a salvação. Mas, no fundo, há uma complexidade muito grande em dizer que Jesus nos liberta e, simultaneamente, nos faz seus servos e escravos de coração. Se incorretamente analisada, poderia se dizer que a Bíblia se contradiz neste ponto, fato indiscutivelmente impossível.
O que ocorre, na verdade, é algo que provém de um acontecimento muito anti-go... Lá em Gênesis 1: 26, antes da queda do homem no pecado, está relatado que tí-nhamos domínio sobre a natureza. Éramos administradores da criação de Deus! Deus nos havia dado essa autoridade, conquanto fosse Ele o Administrador supremo das nos-sas vidas e de tudo o mais.
Ao surgir o pecado, corrompendo a nossa natureza humana, fomos destituídos da capacidade de administrar. O efeito devastador não foi apenas sobre o nosso domínio da natureza, mas, também e principalmente, influenciou nossa auto-administração, isto é, nossa capacidade de tomas as melhores decisões, fazer os melhores planos, gerenciar bem nossas próprias vidas! Tal corrupção nos levou á inerente e eterna condição de nos submetermos à escravidão de algum outro administrador.
Não existe outra opção! A verdade é que nunca mais seremos administradores! Temos que decidir quem nos administrará! Ou seremos escravos do pecado, que admi-nistrará mal nossas vidas, conduzindo-nos a prejuízos cada vez mais profundos, ou se-remos escravos de Jesus, o melhor e Mais Fiel Administrador de todos, inegavelmente o melhor para cuidar de nós, dos nossos relacionamentos, do nosso presente e futuro e, enfim, nos garantir o fruto da Árvore da Vida.
Portanto, lembremo-nos sempre! O fato de sermos livres do pecado, não nos exime de sermos escravos de Deus.

Gui Gontijo disse...

só reiterando que o texto postado por mim representa a equipe Pedro Alvim e os Esquilos (vermelha)

Anne disse...

Equipe Amarela.

Liberdade
Liberdade. O som dessa palavra parece-me doce e leve. Está estampada na bandeira de grupos separatistas, é a palavra de ordem de todo tipo de luta social e é o desejo de quase todas as pessoas. Liberdade para os iraquianos e chineses! Liberdade para as mulheres! Liberdade de imprensa! Liberdade de ir e vir! Liberdade de... uhm...e eu? Quero liberdade para quê? Quero ser livre para tomar minhas decisões, livre para estudar o que quiser (ou não estudar), trabalhar com o que quiser (ou não trabalhar), namorar quem eu quiser (ou não namorar). Quero liberdade para sair e voltar a hora que bem entender, comer e beber o que me der vontade. Quero ser livre para fazer o que der vontade, quando e onde me der vontade! Será? Todas essas coisas perecem-me ótimas, mas todas possuem conseqüências. Se eu parar para pensar, a única coisa que me impede de fazer essas coisas sou eu mesmo.
Então, eu sou livre! O que evita que eu as faça são as possíveis conseqüências para mim e para os outros. Olha só, além de tudo eu sou altruísta! Sou? Falando a verdade acho que me importo mais com o que iria acontecer comigo e com o que as pessoas iriam pensar de mim se eu fizesse certas coisas. Então, por que, mesmo sendo livre, a palavra liberdade remete a algo que eu ainda desejo?
“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8:32
O que é a verdade?
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14: 6
Jesus? E do que eu precisaria ser liberto?
“Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.” João 8:34
A liberdade que quero e de que preciso é a liberdade para fazer as escolhas certas. Liberdade para me fazer servo de Deus e ser capacitado para escolher algo mais do que as minhas vontades e prazeres. É a liberdade para escolher o que está além do que os meus olhos podem ver. Preciso ser livre do pecado, que é a transgressão da vontade de Deus( “..porque o pecado é a transgressão da lei de Deus 1João 3:4 ), para ter a liberdade na presença de Deus (“Agora porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, para a vida eterna.” Romanos 6:22).

É isso! Quero ser livre para conhecer e me relacionar com o meu Criador!
------- >< ------------

Marina, valeu por todos os desafios que respondeu!!!!!!!
Amarelooooo

Danilo disse...

Em: "De qualquer forma, continuei com minha eficiência nata. “Viva o profissionalismo!”, exclamava para mim MESMA," nao e erro de gramatica, foi a Ana Claudia que escreveu, o Marcus so colou no blog.

Unknown disse...

Danilo, o feminino do texto é em referência ao remetente da carta (algema) e não a mim rsrsrs! Mas valeu!!

LUZAAAAAAAAAAAAAAAA

Pedro disse...

Parabéns a todas as equipes! Os textos ficaram ótimos. O resultado do desafio será anunciado no acamps. Abraços e até lá!

Pedro disse...

Pessoal, o texto vencedor foi o da equipe.....AZUL!! Parabéns a todos, todos ficaram excelentes. Sábado temos nosso pós-acamps, com o anúncio da equipe vencedora do GINCANÃO!! Até lá!

Anônimo disse...

so uma coisa...
essa foto do daniel larusso e do primeiro filme da serie... esse "bico da garça" e do premero filme...
huiahuiahiuahiauhiauhai

SIMPSOOOOOOOONNNNNNSSSSSSSS